Algarve | Silves
Precisa de ajuda? Contacte-nos!
+351 912 511 631
+351 916 172 113

Silves

Silves a antiga capital árabe no Algarve, Portugal

A origem da cidade Silves é anterior ao ano 1000 a.C. e já nos tempos do Império Romano era um considerável aglomerado populacional. Após a invasão dos mouros, no século XI, a localidade recebeu o nome de Xelb. Durante a ocupação, os árabes construíram fabulosos palácios

O vermelho escuro das fortes muralhas do castelo dominando a cidade e a paisagem em redor. A arquitectura feita de luz e arte de uma igreja gótica. Os vestígios da presença árabe na história da cidade. As ruas de casas brancas que reflectem o sol e o céu azul. Atractivos de Silves, onde o passado se junta ao presente para tornar cada visita numa recordação que perdura.

O concelho de Silves tem as seguintes fréguesias: Silves, Armação de Pêra, Tunes, Pêra, Alcantarilha e São Marcos da Serra.  A Vernon tem vários imóveis neste concelho, incluindo: casas rústicas, casas de campo, residenciais, moradias e apartamentos com vista mar.

 

Clique no video por baixo para ver um pouco mais da cidade de Silves e a linda paiságem em redor: 

 

 

As ruínas do castelo árabe permanecem impressionantes e o enorme tanque subterrâneo, usado naquela época para armazenar água, continua a ser utilizado até hoje. Sobre esta cisterna foi construído o Museu Arqueológico, onde estão expostas peças que remontam à Idade da Pedra. A Ponte Romana de pedra sobre o Rio Arade foi reconstruída no século XV segundo uma ponte original da Época Romana. No século XIII foi construída, no local onde existiu uma mesquita, uma catedral que tem sofrido alterações substanciais no decorrer dos anos.

A pujante capital árabe do passado é actualmente uma calma cidade com um pequeno comércio, rodeada pela maior área de cultivo de citrinos de Portugal. Em Silves é também produzida a cortiça a partir da casca da árvore do sobreiro. A Norte dos vales férteis, as colinas cobertas de florestas conduzem à Serra de Monchique. As barragens do Arade e do Funcho são atracções dignas de visita devido à forma como estão bem integradas na paisagem.

Castelo de Silves, construído pelos árabes Almorávidas no século XI, é hoje um local de passeio e lazer, que relembra a grandiosidade da arte muçulmana e reflecte o esplendor que a civilização islâmica alcançou no Algarve. Imponente e admirável, é o espaço ideal para desfrutar de uma visita ao passado português e apreciar, a partir do miradouro mais bonito de Silves, a vista fabulosa sobre a cidade, o campo e o rio Arade. Considerado monumento nacional desde 1910, o Castelo de Silves é hoje o maior, mais importante e melhor conservado do Algarve

Uma visita a não perder, repleta de fragmentos de história e vestígios de presença árabe, que permitem ao visitante imaginar como seria a vida no castelo há dez séculos atrás.