Algarve | Albufeira
Precisa de ajuda? Contacte-nos!
+351 912 511 631
+351 916 172 113

Albufeira

O lugar que conhecemos hoje como Albufeira, não é apenas a capital do turismo em Portugal, é também um local carregado de história com indícios de presença humana que remontam já ao período neolítico e à idade do bronze.

Veja o video promocional de Albufeira, deixe-se levar por ele!

 

  

Com aproximadamente 140 km² e mais de 30.000 habitantes, Albufeira é cidade e concelho localizado no litoral sul de Portugal e fazendo parte do distrito de Faro.

Ocupada numa primeira fase pela civilização Romana, o seu nome inicial era Baltum. Este povo introduziu o conceito de organização administrativa e desenvolveu uma intensa actividade agrícola, mineira e comercial. As trocas comerciais marítimas com o norte de África levaram a uma ocupação gradual dos povos Mouros em toda a região. O nome de Albufeira provém do árabe Al-Buhera, que significa "Castelo do Mar", nome que poderá estar ligado ao facto da existência de uma fortificação no alto do rochedo que dominava a lagoa existente na parte baixa da vila. Foram ainda os árabes que desenvolveram notavelmente a agricultura.

Foi a partir do final do séc. XII que se iniciou a conquista cristã da região. Após décadas de conflitos e um cerco final apertado, a tomada da vila aos mouros deu-se definitivamente em 1249 com os Cavaleiros da Ordem de Santiago no reinado de D. Afonso III, e doada à Ordem Militar de Aviz, tornando-a assim parte do reino de Portugal e dos Algarves. A 20 de Agosto de 1504 (data em que se comemora o feriado municipal) D. Manuel I concedeu o Foral à Vila de Albufeira, sendo regida pelas leis do resto do país.

A partir de meados do séc. XIX a actividade piscatória promoveu um grande impulso económico. A exportação de peixe e frutos secos foram os principais meios de lucro da região. A partir da década de 60, já no séc. XX, o turismo começou a florescer e deu novo fôlego à economia local. Com o seu crescimento tornou-se cidade em 1986

Até aos dias de hoje, Albufeira tem estado em grande desenvolvimento graças a uma actividade turística em expansão que a transformou num dos destinos turísticos preferidos da Europa. Este alargamento criou novos pólos de atracção tais como o Montechoro, as Areias de São João e a famosa Oura. A recente construção da Marina de Albufeira ajudou a ligação da cidade à sua zona Oeste que se estende até a Galé e aos Salgado.

Albufeira é palco de variadíssimos eventos de carácter cultural, comemorativo, desportivo e lúdico. Estes acontecimentos, que proporcionam momentos de lazer aos residentes e visitantes, marcam a vida do concelho e são a prova da conservação da entidade cultural do seu povo.