Algarve | Sagres & Aljezur
Precisa de ajuda? Contacte-nos!
+351 912 511 631
+351 916 172 113

Sagres & Aljezur

Sagres o ponto mais a sudoeste do Algarve.

A aldeia de Sagres que se encontra no distrito da Vila do Bispo fica situada na ponta mais a sudoeste da Europa perto do Cabo de São Vicente.  Foi daqui que partiram numerosas expedições durante séculos passados. A época dos Descobrimentos Portugueses teve início no século XV com D. Henrique o Navegador.

O Cabo de São Vicente e a Ponta de Sagres em Portugal juntos formam o ponto mais a ocidente do continente Europeu. O cabo tem aproximadamente 69 metros é uma falésia de aproximadamente 69 m praticamente sem vegetação.

 A Fortaleza de Sagres, situada a sudoeste da aldeia de Sagres num pequeno cabo de aproximadamente 1 km de comprimento é um monumento nacional. Após a entrada por um túnel, vê-se um círculo de pedras, descoberta apenas em 1921, cuja idade e propósito são desconhecidos. Crê-se que o círculo, que tem um diâmetro de 43 m seja uma Rosa dos Ventos. Normalmente as rosas dos ventos são divididas em 32 segmentos, mas esta tem 40 segmentos, assim, pode ter sido um relógio de sol. Pensa-se que data do tempo de D.Henrique, o Navegador.

 

A zona da Ponta de Sagres até ao Cabo de São Vicente, "Reserva Biogenética de Sagres- Arca de Noé algarvia" é uma área protegida que agrega uma grande biodiversidade de espécies e habitats naturais, muitos deles exclusivos a nível mundial.

Sagres é um lugar inóspito, devido aos fortes ventos que sopram constantemente do Atlântico. Apesar disso, este lugar histórico atrai turistas de todo o mundo ao longo do ano.

Aljezur Situada na reserva natural da Costa Vicentina na costa oeste do Algarve.

Aljezur é uma pequena cidade mercante, dividida em duas zonas por um vale ribeirinho fértil. O castelo mouro, elevado sobre a cidade, foi construído no século X pelos árabes e conquistado pelo cristãos em 1246. Esta construção, situada no cimo de uma colina, domina a parte velha da localidade e oferece uma bela vista sobre a paisagem dos arredores.

Para além de praias inexploradas, nas imediações de Aljezur encontram-se ainda numerosos locais de interesse. Partindo de Odeceixe, a aproximadamente 18 km a Norte de Aljezur, e seguindo pela EN 120, chega-se facilmente às povoações de Amoreira, Monte Clérigo e Arrifana.

 

Visite o site do Turismo de Portugal sobre Sagres:  https://www.visitalgarve.pt/pt/3298/sagres.aspx