Algarve | Monchique & Caldas de Monchique
Precisa de ajuda? Contacte-nos!
+351 912 511 631
+351 916 172 113

Monchique & Caldas de Monchique

Monchique a cidade mais elevada do Algarve, Portugal

 

A cidade de Monchique não foi afectada pela invasão turística das últimas décadas. A cidade situa-se numa cadeia montanhosa do mesmo nome, entre as duas elevações mais altas do Algarve: as serras da Picota (774 m) e da Fóia (902 m). Os moradores conservaram a aspecto rural da localidade, em cujas ruas estreitas e sombreadas encontram-se diversas lojas de artesanato e de objectos de arte.

 

Foia o ponto mais alto do Algarve e do sul de Portugal

 

Fóia (902 m) é o ponto mais alto da Serra de Monchique e do sul de Portugal. Os magníficos montes da serra avistam-se de longe. A pouca vegetação do planalto consiste principalmente de arbustos e ervas aromáticas selvagens.

 

Para alem da leitura veja o video sobre Monchique e arredores.


 

O Convento Franciscano do século XVII, na parte mais alta da cidade, proporciona uma vista espectacular sobre a bucólica paisagem dos arredores. Na região são cultivados sobreiros e outras árvores destinadas às indústrias madeireira e de papel, e criados bovinos e suínos. Aqui é também destilado o Medronho, uma famosa bebida espirituosa forte, produzida com os frutos de um arbusto silvestreso, o mendronheiro (Arbutus Strauch) .

A partir das duas serras predominantes na paisagem (Fóia e Picota) tem-se uma impressionante vista panorâmica sobre as costas oriental e ocidental do Algarve. Escondida num vale a Sul da Serra da Picota há uma nascente termal, a Fonte Santa, cuja água contém propriedades consideradas curativas.
Já os Romanos reconheciam o valor da água quente e sulfurosa que jorrava do solo a uma temperatura constante de 32ºC e transformaram a localidade de Caldas de Monchique